Como prolongar a vida útil da bateria da moto elétrica? Confira quais as dicas para utilizar seu veículo sem precisar se preocupar com a durabilidade da bateria!
Sem dúvida, uma das maiores preocupações de qualquer usuário de um veículo elétrico é a duração de sua bateria e o número de quilômetros que pode percorrer quando a moto elétrica estiver totalmente carregada.
A grande maioria das motos elétricas hoje usa baterias de lítio, por isso vamos dar-lhe vários truques para manter suas baterias “na melhor forma” e prolongar sua vida útil ao máximo.
Como prolongar a vida útil da bateria da moto elétrica
A seguir, as principais dicas para cuidar e aumentar a durabilidade das cargas de sua moto elétrica:
Não deixe a bateria descarregar completamente.
Não é de todo recomendado que levemos a bateria ao temido “0%”. Obviamente, nada acontece se isso a bateria descarregar por completo, mas não devemos ter o hábito de levar a bateria a esse extremo e, caso isso aconteça conosco, devemos evitar que ela fique muito tempo sem ser recarregada novamente.
Não deixe o carregador sempre conectado
Embora os carregadores tenham um sistema de segurança que corta a carga quando detecta que a bateria está totalmente carregada, o ideal é que desliguemos o carregador assim que a carga completa for feita, para evitar qualquer tipo de problema no carregador.
A própria rede elétrica pode afetar a bateria. Recomendamos o uso de temporizadores para evitar deixar a bateria ligada por longos períodos de tempo.
Desconecte o interruptor geral da moto elétrica
No caso de carregar a bateria sem retirá-la da motocicleta, sempre que possível, é aconselhável levar em consideração este conselho. Para os modelos que possuem alarme, lembramos que o interruptor geral geralmente o cancela, portanto, não devemos desconectá-lo se houver risco de roubo.
Use apenas o carregador específico para sua bateria
Em caso de avaria do carregador, devemos contatar a marca ou distribuidor autorizado para que nos enviem um compatível com a bateria.
Deixe a bateria esfriar antes de carregar
Caso tenhamos percorrido alguns quilômetros com a motocicleta, a bateria pode ter aumentado sua temperatura devido à operação. Recomenda-se deixá-lo esfriar até a temperatura ambiente antes de começar a carregar.
Não exponha a bateria a temperaturas acima de 30ºC
Não é recomendado submeter a bateria por um período prolongado a temperaturas acima deste valor. A temperatura ideal de operação das baterias de lítio é próxima de 0ºC.
Não o deixe 100% carregado se não for usado por um tempo
As baterias sofrem de inatividade, o ideal é armazená-las com 40-50% de bateria em local fresco e seco se não forem usadas por um tempo.
Execute um ciclo de carga completo a cada 1-2 meses
Dessa forma, garantimos que a calibração da bateria esteja correta e, assim, evitaremos que ela nos forneça informações erradas sobre a carga disponível.
Não abuse do modo esportivo
A exigência de maior entrega de energia por períodos prolongados de tempo causa superaquecimento que pode reduzir a vida útil da bateria de sua moto elétrica.